domingo, 5 de janeiro de 2014

Vampiro a Máscara - Storyteller/Mundo das Trevas (Review)

Olá a todos, meus caros companheiros!

Recentemente, um amigo (o sr. LF Uchoa!), me pediu para explicar como funcionava o RPG Vampiro a Máscara, de onde tinha vindo, como era e o que fazia dele tão famoso mesmo entre os que não jogavam RPG, ou não curtiam as lendas sobre sanguessugas.


Então, vamos falar sobre este jogo de RPG, muito legal, que marcou toda uma época e toda uma geração de jogadores de RPG e fãs de vampiros, de góticos e amantes de histórias sombrias e noturnas, de meninas que sonhavam em serem mordidas por um cara boa pinta e sedutor, de garotos que queriam ser estes galãs, de vizinhos e pais que ficavam horrorizados quando ouviam os filhos falando que queriam ser vampiros!

Foram tempos muito loucos!!!

WTF??!! 

Vocês também não sabiam que existia um RPG em que você pode interpretar um personagem vampiro, que tem medinho do sol, de tochas, estacas, que gosta de chupar sangue de verdade, com poderes sobrenaturais e que fica mais poderoso conforme envelhece?

Me senti velho agora.

Afinal o livro Vampiro a Máscara, foi lançado nos EUA em 1991, pela editora White Wolf, e no Brasil, por volta do final de 1992, pela Devir, sendo revisado alguns anos depois.

É galera, de novo, outro RPG que foi lançado antes de muitos de vocês terem nascido...

Me senti velho de novo...





Neste mundo assustador e sombrio, os vampiros existentes nas lendas e folclore do mundo são reais: monstros inumanos do oriente, criaturas desfiguradas (como do filme Nosferatu), cavaleiros amaldiçoados (similares aos vampiros de Bram Stocker), imortais insanos (como os vampiros de Buffy), e principalmente os vampiros aristocratas e atormentados das obras de Anne Rice (como Entrevista com o Vampiro).

Essas criaturas se dividem em seitas, num esforço para ocultar sua existência da humanidade e manipulá-la a partir das sombras, enquanto enfrentam a sua maldição, os conflitos entre imortalidade e moralidade, a abdicação e transformação gradual do ser humano em monstro inumano, e o confronto pela maestria entre os demais vampiros do mundo. Existem duas seitas principais e inimigas: a Camarilla e o Sabá.

Cada grupo de vampiros adquire a imortalidade de forma diferente, desenvolvendo poderes e características distintas; cada 'sub-espécie' entre os imortais se reúne em "clãs" para assegurar sua sobrevivência e prosperidade. Existem 13 clãs, descritos brevemente em Vampiro: A Máscara e mais detalhadamente em seu próprio livro de clã.

O cenário e as regras de Vampiro: A Máscara são apresentadas no Módulo Básico. Os suplementos incluem regras adicionais, novas habilidades, disciplinas, linhagens, sugestões de aventuras e atualizam a história do Mundo das Trevas.

Módulo Básico
Vampiro: A Máscara 3ª Edição é totalmente compatível com Mago: A Ascensão e Lobisomem: O Apocalipse e abre o caminho inevitável para o fim do Mundo das Trevas.
O livro descreve as filosofias dos clãs e das seitas de vampiros do mundo, seus conflitos e opiniões, origens, objetivos e fraquezas, inserindo-as no contexto atual do cenário.
Apresenta as regras necessárias para interpretar os imortais em seus esforços para sobreviver, descreve a criação de personagens, as características do sistema e detalhes específicos dos vampiros. As Noites Finais se aproximam. Monstros mais antigos que os predadores noturnos se erguem para a batalha final. Eles pretendem obter supremacia... ou destruir o mundo!

Ficha Técnica
Formato: 22,0 x 29,0 x 1,8 cm
Estrutura: 312 páginas
Capa: Capa dura, 4 cores, plastificada
Miolo: Couché matte 90, PB
Guarda: Offset 150, 4 cores
Autores: Mark ReinoHagen e outros



Bom, dito isto, vamos conhecer o sistema de fato.

Cenário


Vampiro a Máscara bebe em fontes muito poderosas:

Os romances de Anne Rice, a mais incrível escritora de histórias de vampiro; escreveu romances como "O Vampiro Lestat", "Entrevista com Vampiro" (isso mesmo!, este romance deu origem ao filme estrelado por Tom Cruise e Brad Pitt, e a pequena Kirsten Dunst), "Rainha dos Condenados" (exato!, outro filme, desta vez estrelado pelo Stuart Townsend e pela cantora Aaliyah), "Vampiro Armand", "Crônicas Vampíricas", alguns outros, inclusive alguns que não falam de vampiros somente, mas de outras criaturas sobrenaturais, como o "A hora das Bruxas", volume 1 e 2, que fala das Irmãs Mayfair.



Em Bram Stocker, com o seu famoso e inigualável "Drácula"; se vocês ainda não leram este romance, PAREM DE LER ESTA MATÉRIA AGORA, E VÃO LER ESTE LIVRO!!!



Na série de filmes "Highlander", que falam sobre imortais verdadeiros, que não são vampiros e não podem ser mortos, nem por velhice, nem por doenças ou acidentes.

Existem outras referências e fontes de inspiração, na música, na literatura e outros filmes, entre eles, Anjos Rebeldes, A ultima Profecia e outros.

Aliás, o termo "Mascára", se refere a uma "tradição" entre os Imortais, de não revelar aos Mortais sobre sua existência, uma vez que se este segredo for revelado, os mortais podem se rebelar novamente contra seus mestres "Noturnos", e começar uma nova Caça as Bruxas, numa nova "Idade das Trevas"...

Pelos videos, já deu pra ter uma idéia deste jogo ser tão "atraente"...

Regras

Vampiro a Máscara usava um sistema totalmente novo para a época, somente fazendo uso de dados de 10 lados, os famosos d10. A febre por este jogo foi tanta, que no ano de 1992/1993 muitas lojas sofreram com falta de dados nos estoques!

Na ficha, vocês tinha seus atributos básicos, Físicos, Mentais e Sociais, tinha Talentos, Pericias e Conhecimentos



Na prática, era bem simples: 

Para realizar teste em geral, você somava um a Atributo à uma Habilidade, por exemplo Carisma 2 + Intimidação 3, cada bolinha representava um dado d10, somando assim 5 dados,  contra uma dificuldade 7, o que significa que você tinha que tirar 7 ou mais nos dados, e se houvessem mais sucessos que falhas, você passava no teste.

Na nossa imagem, o jogador teria sido bem sucedido!


Simples assim!


Histórias / Crônicas


O grande charme de Vampiro a Máscara, sem dúvidas, era o seu cenário, sombrio, sensual e selvagem, e seus personagens, vampiros imortais, atormentados pela Besta, a sede de sangue que os impedia de continuarem sempre "humanos".

Mas, o que seria de um belo cenário, com personagens super interessantes, sem boas Histórias/Aventuras pra serem vividas?

As histórias poderiam ser as mais variadas possíveis, indo de caçar/salvar/encontrar outro vampiro/lobisomem/mago/mortal, até a busca por sua própria identidade enquanto vampiro, ser imortal, assassino de ruivas virginais ou crianças.

Assassinos de que?!

É meus amigos, se trata de um jogos de Horror Pessoal, onde os personagens constantemente eram confrontados com sua natureza dual, metade humano, metade animal, onde os limites entre estas duas partes nem sempre é claro, ou mesmo possível de ser percebido: onde vira mexe, algum personagem dos jogadores fazia alguma coisa cruel ou horrível pra alguém querido, e tinha que conviver com esse "remorso" por toda a eternidade...

Triste? Revoltante?? Horrível???

Bom, quem foi mesmo que disse que ser imortal era um mar de rosas?


Conclusão

Vampiro a Máscara, sem sombra de dúvida, foi um marco no mundo RPGístico, com seu personagens profundos, marcantes, essencialmente humanos, com sua tragédias e rancores, num Mundo das Trevas, onde a corrupção, a sensualidade, a dúvida, a traição e a tragédia são as únicas constantes e, definitivamente, as únicas certezas.

Uma pena que foi encerrado pela White Wolf em 2004, sendo então, substituido pelo RPG Vampiro, o Requiem, que abordaremos num próximo post.

Mas, hey, não é muito diferente da nossa realidade, não é mesmo?!

Afinal, é isso mesmo que os Filhos de Caim querem que você pense.
Que eles não passam de lendas, histórias para assustar crianças, poi assim, afinal, quem iria suspeitar que a moça encontrada morta naquele beco, sem sangue algum, foi assassinada por um... Vampiro?

Não me faça rir. Essas coisas não existem...


(diferente de uns certos vampiros aí do cinema e de uns livrecos, que vivem a base de sangue de porco, caçam gatos da montanha, lambem absorvente e ficam felizes vendo um cachorro gigante transmorfo/bad boy enrustido, cutucando as costas da namorada com um osso duro, numa barraca no meio da floresta, e ainda tem a moral de falar pro cachorro: "De certa forma, estou feliz que você está aqui..."?! E ainda por cima tem um desejo secreto mal disfarçado por um poodle gigante, NÃO É UM VAMPIRO!! E brilham no sol...)

E SIM, UMA FADA!!! TIPO A SININHO, ELA TAMBÉM BRILHA, NÃO É?