Mundo das Trevas
O Mundo das Trevas (no original World of Darkness) é o nome dado a dois cenários fictícios criados pela editora norte-americana White Wolf, atualmente pertencente a Onyx Path, para ambientar seus jogos de RPG de Horror Pessoal. Os dois universos carregam o tema do horror gótico como sua principal característica.
Mundo das Trevas original
O Mundo das Trevas original (ou Clássico) foi criado em 1991, como pano de fundo para o jogo Vampiro, A Máscara, sendo expandido depois pelos jogos Lobisomem o Apocalipse e Mago a Ascensão, sendo encerrado em 2004, com a publicação da série Time of Judgment. A tema e o tom deste primeiro Mundo das Trevas é descrito por seus criadores como sendo um universo punk-gótico.
O Clássico Mundo das Trevas se parece muito com o nosso mundo no final do século XX, com as mesmas personalidades, nações e cidades, mas sob uma perspectiva decadente, sombria e sinistra. A Humanidade está cada vez mais perdida e cética, sem esperança e sem fé, sem saber que serve de alimento para as Criaturas Sobrenaturais que existem pelas esquinas do mundo, escondidas nas sombras. Vampiros, Lobisomens, Magos e fantasmas são apenas alguns dos seres das Trevas que caçam entre os mortais. A maioria dessas criaturas não age de forma solitária, mas formam sociedades e grupos intrincados no submundo, meras cópias deturpadas da civilização humana. No Clássico Mundo das Trevas, as criaturas da noite estão no topo da cadeia alimentar, tratando os Mortais apenas como alimento, diversão ou peões em jogos macabros de poder que se estendem por décadas e séculos, já que sua maioria, esses seres são imortais ou vivem muito mais que qualquer mortal.
Conspirações, jogos de poder, Jyhad, o conflito entre os Anciões e seus Jovens, sempre violentos e com graves consequências para a sociedade dos Mortais. Os Garous, com sua Fúria incontrolável, sempre prontos a irromper em acessos incontroláveis de destruição e violência, eu sua luta inescapável contra a Wyrm e a destruição de Gaia. Os Magos, eu sua busca pela Ascensão e Iluminação, perdidos sem a presenças de seus Veneráveis Mestres, mesmo sendo talvez a mais nobre das forças no conflito, só fazem piorar a situação do nosso Mundo.
Os Jogos
O Mundo das Trevas serve de ambientação para uma miríade de jogos de RPG, entre os quais destacam-se:
Vampiro: A Máscara
Lobisomem: O Apocalipse
Mago: A Ascensão
Aparição: O Esquecimento
Changeling: O Sonhar
Múmia: A Ressurreição
Caçador: A Revanche
Demônio: A Queda
Ao longo dos vários anos em que o cenário esteve em publicação, foram lançados vários suplementos, expandindo o Clássico Mundo das trevas. A White Wolf também publicou jogos ambientados em outras épocas do Mundo das Trevas, como Vampiro: A Idade das Trevas e Werewolf Wild West (Lobisomem Oeste Selvagem), que se passam no início do séculos XIII e XIX.
Apesar de cada destes jogos terem começado de forma individual, ao longo dos lançamentos dos vários suplementos, os cenários começaram a se encontrar, surgindo vários crossovers entre os títulos, tornando a cronologia do Mundo das Trevas mais e mais confusa a cada novo suplemento ou livro lançado. Chegando ao ponto de existirem contradições entre os próprios livros, tornando o universo de jogo relativamente frágil e fragmentado.
O Colapso do Clássico Mundo das Trevas
Em 2003, a White Wolf anunciou o Apocalipse no Mundo das Trevas, através do lançamento de uma série chamada Time of Judgment. Essa conjunção de eventos através dos vários cenários culminou com o encerramento geral do Mundo das Trevas Clássico. Alguns dos suplementos que saíram sob esse selo foram Vampire: Gehenna e Werewolf: Apocalypse. Este "encerramento geral" foi o ápice de uma situação mencionada desde o lançamento da 1ª edição de Vampiro: as Noites Finais. (Assim como o Apocalipse dos Lobisomens e a Ascensão dos Magos)
O verdadeiro Fim do Mundo das Trevas.
O Novo Mundo das Trevas
Publicado em Agosto de 2004, o Novo Mundo das Trevas, agora com um livro básico somente para Regras de Personagens Mortais, conservou algumas características do Mundo das trevas Clássico, mas o tema/tom punk-gótico foi substituído pelo tema/tom de Mistérios Sombrios, enfatizando muito mais o desconhecido e o sobrenatural, ao contrário do Mundo anterior, que enfatizava mais o horror e o conflito pessoal. O Novo Mundo das Trevas é muito mais semelhante ao nosso mundo, porém, com algumas diferenças fundamentais, mas sutis e disfarçadas.
Com o lançamento de UM ÚNICO LIVRO BÁSICO, chamado apenas de Mundo das Trevas, o pessoal da White Wolf desenvolveu um Novo Mundo das Trevas muito mais coeso e abragente, sem as contradições que permeavam o antigo; sendo em vários aspectos, muito mais interessante e misterioso do que o proposto anteriormente, muito mais sólido e concreto, sem grande conflitos globais ou conspirações mundiais. O Novo Mundo das Trevas, é essencialmente, o mundo dos Mortais. Inclusive, os personagens sobrenaturais tem cada um seu próprio livro, sendo os mais conhecidos aqui o Vampiro Requiem, o Lobisomem os Destituídos e o Mago o Despertar. Aliás, os personagens sobrenaturais são bem diferentes em relação aos do Mundo das Trevas Clássico.
Uma das maiores críticas com relação ao novo cenário, foi a diminuição na quantidade de Clans/Tribos/Tradições; anteriormente, haviam cerca de 20 diferentes clans em Vampiro a Máscara, e em Vampiro Requiem, existe apenas 5 principais, e algumas poucas linhagens. A mesma coisa acontece com os Magos e os Lobisomens, que agora dão chamados de Uratha.
Capas dos Roteiros Introdutórios para os novos cenários |
O grande destaque do Novo Mundo das Trevas fica por conta do enfoque no elemento do sobrenatural e do horror, bem diferente do cWod (Classic World of Darkness) que investiu muito mais na politicagem entre os clans e manipulação dos agentes Mortais, em uma eterna batalha estéril pelo poder temporal, o que era bem paradoxal, considerando que os personagens sobrenaturais era separados do mundo mortal, por assim dizer.
O Novo Mundo das Trevas é mais elegante, refinado e sutil. Muito mais coeso, e o mais importante: ainda é possível achar os livros nas livrarias do nosso Brasil.