Glossário do RPG


Ataque pessoal: Punho/Soco, Chute, Cabeçada, ou Agarrar. Um humano desarmado pode fazer um desses quatro ataques de combate corpo a corpo por rodada. A habilidade Artes Marciais pode dobrar o dano feito com esses ataques.

Aventura, História. Cenário: uma narrativa organizada e argumentada criada para jogar, o que inclui a sequência de eventos, estatísticas de personagens, regras e feitiços especiais e outras descrições que investigadores podem achar úteis, interessantes ou evocativas.

Bônus no Dano: um modificador para ataques em combate corpo a corpo.

Característica: As características determinam as capacidades fundamentais de um personagem. Elas não afetam muito a capacidade de aprender uma habilidade ou usá-la efetivamente. Elas variam de um jogo/sistema para outro.

Dano: quando um personagem e ferido e perde Pontos de vida, dizemos que ele recebeu dano. Quando os PVs de uma personagem chegam a 0, ele desmaia, e perde I PV por rodada, ate chegar em -5, quando o personagem morre, e sua alma se junta às outras almas do reino dos espíritos.

Dados: em RPGs, normalmente são utilizados vários tipos de dados, e não somente dados de 6 lados. Os dados representam a parte aleatória do jogo.
No RPG usaremos dados com múltiplas faces, indo de 4 até 20 faces. As anotações utilizadas são 1d3, 1d4, 1d6, 1d8, 1d10, 1d12, 1d20 e 1d100.
Jogar Id3 não e uma jogada de um dado de três lados, mas a jogada de um dado de 6 faces dividido por dois e arredondado para cima.
1d100 quer dizer dois dados de 10 lados sendo-se que um deles será a dezena e o outro a unidade, obtendo-se assim um número entre I e 100. Um resultado de 00 significa 100.

NPCs (Non Player Character): personagens não jogadores. Termo emprestado nos RPGs para designar personagens que são controlados pelo Mestre, e não pelos jogadores. NPCs geralmente servem como personagens coadjuvantes nas aventuras, como por exemplo: outros demônios, humanos, inquisidores, magos, guerreiros, etc.

Rodada: medida de tempo que equivale à aproximadamente 10 segundos. É utilizado para marcar o tempo durante as aventuras (não se esqueça que na Idade Média não existiam relógios de pulso). É uma medida abstrata, e utilizada somente pelo Mestre e jogadores. É o suficiente para todos os personagens efetuarem uma ação.

Teste: em todo RPG, os personagens fazem Testes para verificar se conseguiram abrir uma porta trancada, se encontraram o livro que procuravam na biblioteca, ou para saber que arma matou o corpo que investigam. Isto é chamado Teste.