sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project)

Em Outubro de 1994, três estudantes de cinema desapareceram nos bosques próximos a Burkittsville, em Maryland, enquanto filmavam um documentário...

Um ano depois suas filmagens foram encontradas.



The Blair Witch Project (A Bruxa de Blair, no Brasil e O Projeto Blair Witch em Portugal) escrito e dirigido por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, é um filme estadunidense de 1999 em forma de pseudodocumentário, que iniciou a era dos filmes Found Footage (filmagens achadas, numa tradução livre).

Eu assisti este filme pela primeira vez em 1999, nos idos dos meus 15 anos, num final de semana em que estava sozinho em casa, minha família tinha ido viajar e eu havia ficado. De madrugada, chovendo, eu na sala e este filme na telinha...




Alerta de Spoilers: Vocês vão ler a seguir, várias informações sobre o enredo e o desenrolar do filme, o que pode, eventualmente, ESTRAGAR O BARATO de assistir ao filme. Mas, como sempre, isso não me incomoda. Prossiga por sua própria conta e risco.



Este foi um filme revolucionário! Numa época em que o gênero trash estava começando a ficar sem boas novas idéias, este filme no estilo documentário, foi algo totalmente inovador, e ao mesmo tempo, sensacional!

Estrelado por três atores, Heather Donahue, Joshua Leonard e Michael Williams, até então totalmente desconhecidos, tinha uma proposta totalmente inédita: em outubro de 1994, três estudantes entraram nas florestas de Burkittsville, Maryland, Estados Unidos, para filmar um documentário sobre uma bruxa. Jamais foram vistos novamente. um, ano depois, as imagens foram encontradas".

Alegado como sendo um documentário (pois foi filmado pelos estudantes/atores como esse um documentário amador de fato), o filme mostra os perturbadores últimos cinco dias de Heather Donahue, Joshua Leonard e Michael Williams perdidos nas florestas de Burkittsville.

Esta floresta é mal assombrada? 


Tudo isso não passou de uma grande farsa... Porém, o filme se baseia na lenda real da suposta Bruxa de Blair:

"A história dessa cidade, chamada de Blair, é mais antiga do que se possa imaginar, remontando o ano de 1771 que foi a data de sua fundação, quando ela tinha não mais do que duas ruas e uma dúzia de casas. Durante 14 anos a cidade prosperou normalmente, até que no fim de 1785, uma velha mulher que havia se mudado para o local, Elly Kedward, foi acusada de bruxaria. Algumas crianças disseram que ela as levava para sua casa e tirava sangue dos pequenos.

No meio do inverno daquele ano, a bruxa foi expulsa do vilarejo, sendo deixada na floresta a sua própria sorte, e nunca mais foi vista. Um ano se passou até que as coisas começaram a ficar feias na cidade. Durante o rigoroso inverno de 1786, todas as crianças e adultos locais que haviam acusado Elly de bruxa simplesmente desapareceram sem explicação alguma. Todos que sobraram juraram jamais citar o nome da bruxa de novo.



Durante vários anos, várias crianças foram desaparecendo da cidade, sempre sendo vistas por últimos entrando ou na direção da florestas. Um grupo de busca foi formado em 1886, para tentar achar a pequena Robin Weaver, que havia se perdido na floresta.

O grupo nunca retornou da floresta.

Um segundo grupo foi formado e enviado para localizar o primeiro grupo, e depois de algum tempo na floresta, o que eles encontraram foi simplesmente horrível. Numa clareira, eles localizaram alguns membros do grupo originalmente, totalmente estripados, com suas vísceras espalhadas pelo chão da floresta, suas mãos amarradas nas costas, e seus rostos, uma expressão de horror profundo.

A garota nunca foi encontrada.

Nos anos que se seguiram, ninguém ousava entrar na floresta, a cidade mudou de nome, de Blair para Burkittsvile, e se seguiu uma época de calmaria. Até que em 1925, um homem, chamado Rustin Parr resolveu construir uma casa no meio da mata, em um lugar que ficava a mais de quatro horas de caminhada da cidade.



Até que em 1941, tudo mudou e o horror da bruxa voltou a assombrar a cidadezinha de Blair. Rustin Parr, que até então havia se tornado um eremita, foi acusado pelo desaparecimento de oito crianças locais. Uma delas, o pequeno Kyle Brody, conseguiu fugir e avisar a policia sobre o destino das outras sete.

A policia então foi até a casa de Rustin, e o que eles acharam não poderia ser mais tétrico. A seis crianças haviam sido assassinadas ritualmente, seus corpos enterrados no porão da casa de Rustin, já em avançado estado de decomposição. Kyle Brody disse as autoridades, que durante todo o tempo em que foi obrigado a assistir as outras crianças sendo assassinadas, percebeu que Rustin conversava com uma mulher "invisível" para ele.

Seria o fantasma da Bruxa que estaria influenciado Rustin?

Rustin foi preso e condenado, e o jovem Kyle Brody, depois de vários anos, acabou se matando com uma colher de madeira.

Estaria encerrado o misterioso caso da Bruxa de Blair?"

fonte: internet, vários sites.



Que história macabra, não é mesmo? O filme se vale dessa lenda, e logo no começo, os três estudantes entrevistam vários moradores, inclusive uma senhorinha doida que diz aos mesmos que a bruxa ainda está lá na floresta.

Então, os jovens resolvem adentrar a floresta, em busca de indícios da Bruxa de Blair. Levando equipamento de filmagem e de acampamento, os três decidem por deixar o carro na estrada e seguir pra dentro da floresta.

O que eles encontram lá, é mais do que poderiam imaginar...



Minha opinião


Bom, este filme sem dúvida é o melhor do gênero, mesmo não sendo o primeiro deste estilo (Found Footage), foi o que mais me impressionou (e ainda impressiona), e o que de fato, deu origem ao gênero como um todo. Houveram outros, mas este, mesmo depois de 15 anos de seu lançamento, continua sendo fantástico!

O filme tem algumas falhas na produção, mas no geral, consegue ser muito bom, causando vários sustos, e criando um clima de constante tensão, culminando num final no minimo curioso, mas ao mesmo tempo aterrorizante.

Um dos momentos mais tensos, é quando a Heather grava seu testamento em vídeo, e pede perdão aos seus pais e aos pais de seus amigos, sendo que um deles já havia sumido, e outro estava ficando meio doido depois de tantas paradas sinistras acontecerem.



A trilha sonora em si, bem... O filme não possui música de fundo, a não ser um rádio e a televisão que os jovens assistem no começo da história, então, muito da "trilha sonora" é puramente som ambiente da floresta, tanto de noite quanto de dia. E é a noite que os diretores mostram a que vieram.

Choros de crianças, sussurros, gritos, sons de folhas e galhos sendo pisados, tudo sem o conhecimento dos atores, que realmente estão assustados nas filmagens, justamente por não saber o que estava acontecendo.

Os efeitos visuais são relativamente simplistas, porém, excelentes dada proposta do filme. Imagine você, ao acordar de manhã e sair da sua barraca, achar um monte de bonecas vodu penduradas nas árvores a sua volta, um montinho de pedras, com um patuá, cheio de sangue e tripas. Bizarro!

Isso sem falar nas árvores. Árvores, e mais árvores, e mais árvores, por todos os lados, o tempo inteiro.



Os atores são três completos desconhecidos, sendo que existem muitos poucos filmes feitos pelos mesmos depois de participarem deste filme. E como era a intenção dos diretores que os jovens ficassem na surdina durante a divulgação do filme, para dar mais veracidade a história, houve muito a pouca informação sobre os mesmos a época.

Não esperem uma atuação impressionante, pois não há, mas o medo dos mesmos, e o nervosismo e a ansiedade é real. Em alguns momentos, os atores, que usaram seus nomes reais durante as filmagens, sentam e choram, de tão desesperados e assustados que estavam.

Uma puta sacanagem com os caras, meu!



Curiosidades:


- O filme foi feito com um orçamento de pouco mais de US$ 35,000.00 (trinta e cinco mil dolares), um orçamento considerado baixíssimo, mesmo para a época;

- Os atores ficaram escondidos durante um tempo, após o lançamento do filme nos cinemas, para corroborar com a história do filme;

- As pessoas entrevistadas pelos atores, são realmente moradores da cidade de Burkittsville;

- A lenda sobre a bruxa de Blair é falsa, ela foi criada especificamente para o filme, porém, os moradores próximos a floresta, realmente evitam entrar nela, especialmente a noite.



Assistam, e me digam depois aqui nos comentários o que acharam do filme.