Hoje, nós vamos conhecer outro RPG das antigas, mas ainda muito jogado, o Lobisomem o Apocalipse!!!
Aqui, seu personagem é um Garou, um Lobisomem, um ser nobre e atormentado, divido entre a parte humana e a parte lobo, que pode andar entre os dois Mundos, mas não pertence a nenhum deles!!!
Vamos então conhecer um pouco mais sobre este jogo furioso!!!
Indo na mesma linha de raciocínio que Vampiro a Máscara, Lobisomem o Apocalipse veio na sequência, ainda no mesmo ano de 1992 (lá nos EUA), e um pouco depois aqui no Brasil (traduzido pela Devir).
Este surgiu justamente da vontade dos autores em criar um antagonista para os Imortais, que fosse nobre, guerreiro, apaixonado pela vida e pela natureza; a perfeita antítese dos Cainitas (Vampiros!)! Para os que não curtiam os mortos-vivos com todo o seu "mimimi" existencial, isso era perfeito!
Inspirando-se em filmes como "A Hora do Lobisomem", "Um Lobisomem Americano em Londres", "Silver Bullet", "The Howling", e outros; nos mitos e lendas ao redor do mundo, nas culturas indígenas da América do Norte, incluindo aí os índios Comanche, Apache, Sioux, Iroquois, os Inuit do Canadá, e várias outras tribos menores, com profunda tradição espiritualista/shaman, que sempre foram retratadas como ferrenhas defensoras da Terra onde viviam com suas famílias e tribos, surgiu o conveito da Fera interior, com seus dilemas profundos e violentos.
Inspirando-se em filmes como "A Hora do Lobisomem", "Um Lobisomem Americano em Londres", "Silver Bullet", "The Howling", e outros; nos mitos e lendas ao redor do mundo, nas culturas indígenas da América do Norte, incluindo aí os índios Comanche, Apache, Sioux, Iroquois, os Inuit do Canadá, e várias outras tribos menores, com profunda tradição espiritualista/shaman, que sempre foram retratadas como ferrenhas defensoras da Terra onde viviam com suas famílias e tribos, surgiu o conveito da Fera interior, com seus dilemas profundos e violentos.
Estava criado na Umbra o Lobisomem!
Seres metades homem, metade lobo, capazes de mudar entre as suas várias formas, com um único objetivo: Defender Gaia (a Mãe Terra/Espiritual) e toda a sua criação!
Vamos as palavras da Editora?
Num planeta sombrio e assustador, a natureza é consciente e povoada pelos espíritos criados por Gaia, a Mãe Terra, responsáveis por todos os aspectos do mundo — plantas, animais, elementos e ideais. Os principais agentes de Gaia — Lobisomens ou Garou — são híbridos entre homens e os espíritos de animais, metamorfos com funções determinadas na Aurora dos Tempos. Esses agentes sobrenaturais se dividiram em grupos relacionados com os aspectos da Mãe, chamadas de Tribos, zelando pelo equilíbrio entre as forças naturais indestrutíveis do planeta, auxiliados pelos espíritos da Lua, do Sol e de todos os animais.
Gaia passou a ser ameaçada quando os lacaios do inimigo começaram a depredar as florestas e as montanhas, alterando e moldando o planeta para atender às suas necessidades intermináveis. A Mãe ordenou que o mal fosse controlado ou erradicado... mas isso nunca aconteceu. O fim dos tempos se aproxima e a luta pelo equilíbrio perdeu o sentido. Agora, os sinais do lendário Apocalipse emergem nas noites finais e os lobisomens se esforçam para salvar a própria vida na Terra e criar uma esperança para as gerações futuras.
Módulo Básico
Lobisomem: O Apocalipse 3ª Edição é totalmente compatível com Vampiro: A Máscara e Mago: A Ascensão e abre o caminho inevitável para o fim do Mundo das Trevas.
O livro descreve a mitologia dos lobisomens, suas tribos, lendas, poderes e tarefas, atualiza a história do cenário e anuncia a derrota iminente dos Garou.
Apresenta as regras necessárias para interpretar os metamorfos em sua cruzada para salvar a natureza, descreve a criação de personagens, e as características gerais do sistema. Esta edição inclui material inédito, como novos dons, talismãs e fetiches.
Ficha Técnica
Formato: 21,0 x 28,0 cm
Estrutura: 300 páginas
Capa: Capa dura, 4 cores, hot stamp prata
Miolo: Offset 90, PB
Guarda: Offset 150, 4 cores
Autores: Bill Bridges, Mark Rein-Hagen, Robert Hatch, Phil Brucato, Brian Campbell, Sam Chupp, Andrew Greenberg, Daniel Greeenbergm Harry Heckel e Teenwynn Wooddruff
Fonte: Devir
Sábias palavras, porém, incompletas e rasas...
Vamos mergulhar de cabeça nesse bravo novo/velho Mundo?
Mundo das Trevas (Revisitado!)
Lobisomem o Apocalipse coloca o jogador no papel de um Lobisomem, um ser metade humano, metade lobo!
Daâa!!! Isso vocês já sabiam...
O que talvez muitos de vocês não saibam, é que pelo fato de serem metade de cada, os personagens não conseguiam se encaixar em nenhum dos dois mundos. Entre os humanos, os Garou (como eles chamavam a si mesmos), eram párias, normalmente pessoas desajustadas, que não se adaptavam/conformavam com a sociedade em que viviam, frequentemente causando confusão e tragédia, tradicionalmente confundidos com arruaceiros, e comumente, metidos com atividades suspeitas; entre os Lobos, eram "vistos" (ou farejados, ou intuídos) como diferentes, menos conectados a Natureza a volta deles, com instintos mais "humanizados" e menos selvagens, quase como se fossem lobos que passaram muito tempo encoleirados, se tornando mais "domésticos", por falta de um termo melhor...
Um Andarilho do Asfalto fazendo seu CV... É, a vida não está fácil pra ninguém! |
Mas isso não quer dizer que os Garou eram menos que os seus parentes!
Na verdade, eles são muito mais.
Começando pela sua própria condição, os Garou podem se transformar a hora que quisessem, contrariando o mito popular de que eles somente se transformavam na Lua Cheia; na verdade, eles podiam passar de uma forma para a outra a qualquer momento.
E quais eram estas formas?
Os Garous tinham acesso a 5 "formas" diferentes, a saber:
Humano (Hominídeo),
Glabro (Homem/mulher grande e peludo, com garras),
Crinos (Lobisomem tradicional),
Hispo (Lobo grande) e
Lupus (Lobo normal).
Cada uma dessas formas tem suas vantagens e desvantagens. Um Garou pode passar para a forma que quiser, a hora que quiser, pelo motivo que for! Lógico, que existem regras de jogo para isso, mas tudo bem tranquilo. E como se parecem estas formas?
Na ilustração acima, presente no livro básico da 3ª Ed, da esquerda pra direita: Humana, Glabro, Crinos, Hispo e Lupus.
Os Garous também vivem numa condição espiritual só deles. Eles podem ir do Mundo Material (a nossa realidade comum) para a Umbra (o mundo espiritual imediatamente a nossa volta), com certos Fetiches e Dons. Em certos casos, apenas com a força de vontade do personagem!!!
Fetiches? Umbra?? Que é isso jovem???
A Umbra é a Parte do Mundo Espiritual que fica logo depois da nossa Dimensão Material, acessível somente pelos Licantropos (Lobisomens e outros seres metamórficos) e outros seres espirituais. Imagine que é nosso mundo material (aquilo que podemos ver e tocar!), com muito mais cores, sons, lugares misticos, seres fantásticos e energias naturais brutas!
Dons são os poderes misticos/sobrenaturais que os Garous possuem, os personagens licantropos nascem com alguns e aprendem outros, seja com outros licantropos, com algum espirito ou mesmo de algum Fetiche.
Fetiche são objetos especiais, que possuem poderes misticos/sobrenaturais, e que normalmente possuem algum espirito "preso" dentro do mesmo; entidade essa que dá o "poder" de fato ao Fetiche. Normalmente este objetos era utilizados para combater os inimigos dos Lobisomens!
Esses bichos tem inimigos?!
Claro que sim! Tentem adivinhar a resposta da seguinte pergunta:Os principais antagonistas dos Lobos (Garou) são?
a - Vampiros
b - Humanos
c - Outras raças metamórficas
d - Outros Lobisomens
?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Quem respondeu a alternativa (d), acertou! Por incrível que pareça, os maiores inimigos dos próprios Lobisomens, são outros Lobisomens.
Estes são conhecidos como Dançarinos da Espiral Negra, Lobisomens corrompidos pela Wyrm, umas das Três Grandes Deusas do universos de LoA! Normalmente, são lobisomens deformados, albinos, alguns com orelhas de morcego, nascidos de relações impuras, que habitam as profundezas poluídas/radioativas da Terra, mas, como toda regra tem sua exceção, alguns são muito bonitos e charmosos...
Mas, se os principais inimigos dos Garou são outros licantropos, onde os Vampiros entram nesta história?
Muita calma... Explico:
Os Lobisomens defendem a Terra, a Natureza e a Vida no geral, e os Vampiros são seres mortos-vivos, que parasitam os Vivos, que passam a eternidade incentivando a decadência, a evolução da Ciência e da Tecnologia; muitos possuem influência junto a Grande conglomerados comerciais/indutriais, então, sempre, de alguma forma, os Amaldiçoados estão envolvidos com a degradação da Terra e do Meio Ambiente, fazendo com que eles sejam inimigos naturais dos Garous.
Histórias/Crônicas
As histórias de Lobisomem podem ter os mais variados sabores. Começando pela descoberta da natureza Lupina, os personagens ainda adolescentes, se vêem as voltas com sua Primeira Mudança. e são tomados pelo Frenesi, uma Fúria incontrolável e assassina, onde eles saem tocando o terror, até ou encontrarem com ou outros Lupinos, ou a policia começar a caçá-los; até o momento onde os personagens já fazem parte de uma Alcateia/Matilha (os dois termos são usados), e precisam defender alguma coisa/pessoa/lugar; uma caçada contra as Criaturas Selvagens da Umbra; indo até onde o Narrador e os jogadores quiserem ir.
Que tal caçar mortos-vivos na Romênia? |
A sociedade Garou é divida em Tribos, cada uma com suas próprias visões e filosofias, suas próprias preocupações e problemas. Divergências políticas, ansiedade, o sentimento de abandono e Vazio, que assola a todos os Garous, que sentem que não pertencem a nenhum dos mundos, e toda vez que adentram a umbra, sentem uma nostalgia inexplicável, uma sensação de retorno a Origem, ao seio da Mãe Terra, Gaia...
Toda vez que lembro de quando eu jogava, lembro que praticamente qualquer situação poderia ser colocada dentro de uma História de Lobisomem.
Não existem limites para aquilo que pode ser contado!
E as Regras? D10 de novo?
O sistema de regras utilizados em Lobisomem o Apocalipse é o padrão dos jogos storyteller, com algumas modificações específicas para os personagens Lupinos. Tudo muito rápido, sem grandes complicações, tornando o jogo bem fluido.
Se existe algum ponto que merceia um pouco mais de atenção por parte dos criadores é a parte de combate. Enquanto em VaM, se fala muito pouco, em Lobisomem se fala muito, porém, as regras as vezes se tornam um pouco confusas.
Não quero dizer que as regras não funcionem; elas funcionam, e resolvem bem uma boa parte dos problemas, porém, se demora muito pra pegar o jeito de como e em que momento usá-las.
Nada que um Narrador criativo não consiga contornar, mas poderia ser melhor trabalhado.
Vale a Pena?
Sem sombra de dúvida!!!
Considero este o melhor titulo da White Wolf e do antigo Mundo das Trevas. A riqueza do cenário, a profundidade das Lendas, a forma como a corrupção é percebida, a sensação constante de que as coisas estão ficando cada vez piores, as profecias... Sim, as profecias são claras: Gaia está ferida, maculada e profanada.
Isso precisa parar!
Já fazem 15 anos que eu comecei a jogar RPG, e logo no começo da minha vida Rpgística, eu comecei a jogar Lobisomem, depois de passar por Ad&d 2ªEd, Arkanun/Trevas, Vampiro a Máscara. Confesso que sou suspeito pra falar de um jogo que me trouxe tanta diversão, mas sem dúvidas, este é massa!
A Profecia da Fênix não poderia ser mais clara. Deixo aqui a ultima parte da mesma, para que vocês possam refletir:
Agora não posso sonhar.
Posso apenas lembrar os Sinais, cada um em perfeitos detalhes.
Vivemos os últimos dias.
Que Gaia tenha piedade de nós...
Deixo aqui com vocês um vídeo, com um pouco mais sobre os Lupinos, espero que tenham gostado!