E como toda sexta-feira, venho aqui recomendar um excelente filme para vocês assistirem no final de semana.
E o filme desta semana é o incrível, porém pouco conhecido, A Beira da Loucura.
Atenção: Eu não me importo com spoilers, porém, se você não curte saber da história antes de assistir, sugiro que não continue a leitura desta postagem; pois mesmo não revelando a trama principal e o final, alguns informações reveladas podem estragar um pouco do barato de assistir o filme.
Este filme é estrelado pelo ator Sam Neill (olha ele aí de novo! Lembram do Enigma do Horizonte?!), onde o mesmo interpreta o investigador particular John Trent, que normalmente investiga frades de seguros. A história começa com uma investigação de uma possível fraude de um seguro, onde o detetive rapidamente soluciona o caso, com uma "simples" conversa com o principal suspeito pela fraude, e com uma foto comprometedora do suspeito com sua amante.
O detetive Trent então, é solicitado por seu amigo, o sr. Saperstein, para investigar uma possível fraude em um seguro de "vida", feito por uma editora que publica livros de terror, pelo desaparecimento de seu principal autor, Sutter Cane (interpretado por Jürgen Prochnow), um autor cujas histórias afetam de tal forma seus leitores, que alguns chegam a ficar realmente loucos e violentos. E durante esta conversa, o detetive e seu amigo são atacados por um maluco com um machado, cujos olhos estão... bem, bizarros, por assim dizer. O maluco é derrubado a balas por uns policiais que se encontravam no café.
Você lê Sutter Cane? |
Pouco depois, o detetive, em conversa com o dono da editora Arcane, Jack Harglow (interpretado pelo grande Charlton Heston), é informado que o maluco era ninguém menos o agente de Sutter Cane, que havia enlouquecido depois de ler o manuscrito da ultima história de Cane.
Trent, então, é solicitado a procurar o desaparecido Cane, com a ajuda de sua editora, Linda Styles (interpretada pela atriz Julie Carmen), e se possível, recuperar o manuscrito da ultima história de Cane. Trent, suspeitando que tudo não passe de um golpe publicitário, e por consequência, uma fraude no seguro, resolve aceitar o caso. E buscando compreender melhor o autor, compra alguns livros escritos por Sutter Cane, os lê.
Mas o que é isto? |
Aí, neste ponto, enquanto Trent está lendo, as coisas começam a ficar estranhas. Alucinações, encontros noturnos com personagens bizarros e deformados, uma viagem a uma estranha cidade e uma descoberta, no minimo desconcertante!
Minha opinião
Recomendo fortemente a todos que queiram mergulhar na loucura que um livro maldito possa causar à quem o lê!
Apesar de à época, não ter sido bem recebido nem pela crítica nem pelo público, por ser um filme que foge um pouco do tradicional terror, o filme tem excelentes momentos e situações, que me causaram uma verdadeira sensação de estranheza e repulsa, que são os fundamentos do horror; nos impressiona com suas personagens bucólicas e pacatas, ao mesmo tempo bizarras e sinistras.
Sam Neill, um dos atores que sempre se destacaram por seus papéis extremamente variados, porém pouco conhecidos aqui no Brasil, convence como investigador durão e cínico, no melhor estilo Constantine, mas sem a familiaridade com o sobrenatural; aos poucos, sua mudança de estilo, começando firme e convicto, e terminando quebrado e louco, nos prende e nos provoca, a sentir o mesmo que ele, no momento derradeiro da narrativa.
Curiosidades:
- O menino entregador de jornais, é interpretado pelo jovem ator Hayden Christensen, o mesmo que fez o Anakin Skywalker, em Star Wars. (Que bom que aqui a aparição dele é rápida e inofensiva. Imagine esse cara estragando filmes desde criança, que bizarro!)
- O título do filme em inglês "In the Mouth of Madness" é uma referência clara e direta a obra de Lovecraft "In the Mountains of Madness"
- Os titulos dos livros de Sutter Cane fazem referência a várias das obras de Lovecraft, como por exemplo "Hob's End Horror", uma alusão a "The Dunwich Horror"; "The Whisperer of the Dark" com o conto ""The Whisperer in Darkness" de Lovecraft;
- Linda Styles é muito parecida com a descrição de Lovecraft da personagem Asenath Waite, do conto "A coisa na Soleira da Porta" (The Thing on the Doorstep)
Galera, fico por aqui, agradeço a presença e convido a todos a assistirem este filmaço!
Até a semana que vem.