segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Mundo das Trevas - Resenha (Parte 2)

Olá e boa noite, meus jovens amigos desmortos! Tudo bem com vocês?

Vamos continuar nosso review do Novo Mundo das Trevas? Vamos conhecer um pouco sobre os Personagens dos Jogadores  e os Antagonistas que eles irão enfrentar?


Personagens Jogadores


No Novo Mundo das trevas, que eu chamarei amigavelmente de nWoD/nMdT a partir de agora, os personagens jogadores básicos são Mortais comuns, pessoas como você e eu, que acabam se vendo as voltas com todo tipo de bizarrice e situação estranha. Mas no geral, são pessoas como a gente.

Talvez, nem tanto como a gente. Muitos dos personagens que os jogadores irão utilizar e criar, são expressões daquilo que eles querem viver em jogo. E o próprio jogo nos dá ferramentas simples e práticas para que possamos fazer isto. A parte de criação de personagens possui um roteiro/resumo de como criar um personagem rapidamente. Ao seguirmos as orientações, facilmente criamos o esqueleto de um personagem; porém, cabe ainda aos jogadores desenvolver idéias e conceitos que possam ser "jogados".



A mecânica de criação é muito semelhante à dos antigos jogos da linha Storyteller, e se divide em 7 etapas: (1) você escolhe um conceito para o personagem, (2) daí escolhe uma facção (para personagens sobrenaturais), (3) prioriza os Atributos, recebendo pontos para distribuir entre eles, (4) prioriza as Habilidades, no mesmo esquema dos atributos, depois escolhe as Especializações das Habilidades, (5) na sequência, escolhe um Modelo Sobrenatural (para personagens sobrenaturais), (6) determina os Benefícios e, por último (7) seleciona Vantagens e Desvantagens. 

Relativamente simples, e depois de alguma prática, você vai gastar em média 15 minutos fazendo isso, e pronto! Você terá um personagem perfeitamente jogável. Lembrando que o livro básico não apresenta os Modelos Sobrenaturais, sendo necessário ter os outros livros pra criar este tipo de personagem. Mas para personagens mortais, o livro básico tem tudo o que você vai precisar!


Antagonistas



No nMdT os antagonistas podem ser qualquer coisa. Qualquer coisa mesmo!

Não precisa nem necessariamente ser uma "criatura sobrenatural" de fato. Pode ser um lugar amaldiçoado por shamans indígenas, uma árvore que adquiriu consciência ao longo dos séculos e ficou com raiva da humanidade, um espirito revoltado por que destruíram o seu tumulo cara fazer uma pracinha, um lobisomem vitima de experiências que o deixaram louco, um vampiro com amnésia que não sabe que é um vampiro, fadas (Changelings, no caso) brincalhonas e selvagens, serial killers, ou qualquer coisa no meio, além ou imaginável.

Uma das grandes sacadas nesta parte é que o Narrador tem liberdade pra criar o que quiser. Qualquer tipo de antagonista, que possa ser imaginado, pode ser utilizado em mesa. E não se faz necessário ter estatísticas de jogo para usá-los, porém, é bom ter alguns parâmetros, uma vez que os jogadores podem querer fazer algo inimaginado pelo Narrador.



Inclusive, os antagonistas podem ser os próprio personagens dos jogadores, uns contra os outros. A imaginação é o limite! E dentro dessa máxima, qualquer tipo de antagonista pode ser usado contra os personagens dos jogadores.

Acredito que já falamos bastante sobre os personagens, então, na próxima semana, vamos conversar um pouco sobre as regras que alicerçam este jogo sombrio e charmoso.

Obrigado pela companhia e até a semana que vem, meus pequenos malignos! 

Sonhem com os Anjos....