Vocês já devem ter ouvido, lido, assistido ou mesmo ouvido falar desse boom sobre zumbis que a mídia vem fazendo ao longo dos últimos cinco anos. Com tantas mídias diferentes, como cinema, seriados, jogos e talz sobre zumbi, vocês já devem estar um tanto saturados sobre o assunto.
Eu pelo menos estou...
Porém, eu gostaria de compartilhar aqui com vocês, que na verdade, os mortos vivos não se resumem apenas a zumbis. Na verdade, existem vários tipos deles, e eu vou falar um pouco sobre alguns mais famosos (ou fáceis) de encontrar por aí. Sempre pensando em como usá-los em nossos jogos.
Então, abram os mausoléus e deixem os mortos saírem!!!
Vampiros
Vampiros são mortos vivos que se alimentam do sangue de outro seres vivos. Jovens por toda a eternidade, sedentos e sedutores, os vampiros são os mortos vivos que menos aparentam estar mortos. Afinal, sua carne não apodrece, eles não cheiram tão mal (conheci algumas que eram até bem cheirosas...), eles costumam se vestir relativamente bem, e interagem com os Vivos de forma relativamente amigável e civilizada, chegando ao ponto de passarem despercebidos.
Até o momento em que decidem fazer um lanchinho!
No geral, vampiros são iguais a nós, exceto pelas seguintes diferenças:
1º - Eles estão mortos! Portanto, eles não envelhecem
2º - A pele deles normalmente é gelada ao toque
3º - Eles queimam ao serem tocados pelo sol (é, eles morrem! Nada de ficar brilhando que nem a Sininho!!!)
4º - Eles se alimentam quase que exclusivamente de sangue.
5º - Alguns dormem em caixões, outros em porões, talvez uma adega abandonada; mas invariavelmente, eles são menos ativos durante o dia.
Porém, podemos considerá-los um dos, senão o mais perigoso, dos mortos-vivos que os personagens vão encontrar por ai; por serem tão semelhantes aos vivos, as vezes é difícil reconhece-los, até que seja tarde demais.
Em alguns jogos, eles são quase indestrutíveis. Em Ad&d, eles tem um toque congelante, que além de paralizar os PJs, "sugam" seus atributos, deixando mais fracos e frágeis, por exemplo. Já em Vampiro a Máscara, eles podem facilmente dominar a vontade de sua presa, tornando-a apática e sem vontade própria. E sua mordida é prazerosa para suas vitimas, deixando-as mergulhadas em uma sensação de extase e satisfação incomparáveis
É, vampiros são criaturas temíveis, que devem ser respeitados pelo que são, e nunca dois deles serão iguais...
Como referência, sugiro os livros da Série Crônicas Vampíricas, de Anne Rice, os filmes "Entrevista com o Vampiro" e "Drácula", de Bram Stoker, e os jogos de RPG Vampiro a Máscara, Vampiro o Requiem e Vampiros Mitológicos.
Múmias
Múmias são um tipo de morto vivo difícil de definir. Basicamente, são pessoas que morreram, passaram por um processo de mumificação, e anos ou séculos depois, talvez por causa de uma maldição ou outro tipo de encantamento, voltaram a vida. As vezes em busca de vingança, as vezes em busca de algo que perderam, todas voltam querendo alguma coisa.
Não existem duas múmias iguais, assim como elas podem ser tão variadas em seus aspectos fisicos quanto em seu poderes. Algumas podem assumir uma forma humana bela e harmoniosa, enquanto outras jamais se livram de suas bandagens e ataduras, mantendo o aspecto andrajoso e putrefato.
Algumas podem falar bem, enquanto outras podem não falar nada, ou ter a voz seca como areia escorrendo pelas pedras. Algumas são tão inteligentes ou mais do que nós, enquanto outras são animais violentos e selvagens, buscando apenas destruição e morte. O fato é que não existem tantos tipos de múmias quanto túmulos seculares escondidos pelo mundo.
Múmias podem ser encontradas em vários lugares do mundo, não possuindo uma região de origem, por assim dizer, podendo ter quase qualquer tipo de origem e etnia. Múmias são um dos inimigos mais perigosos que os PJs vão encontrar pelo caminho!
Zumbis
Zumbis são mais simples. Cadáveres que se levantam de seus túmulos. Carcaças semi putrefatas, que voltam a "vida", e usualmente saem no encalço dos vivos, seja por terem fome de carne e sangue humano, seja por uma maldição, buscando vingança; o fato é um só: pra todos os efeitos, zumbis estão mortos.
Seus corpos continuam a apodrecer. Eles não aprendem, nem ficam mais inteligentes. Se algum de seu membros é arrancado, ele não regenera, nem o zumbi sente dor. Eles não sentem calor, nem sede; não tem piedade, nem raiva. Eles simplesmente são o que são.
Um ponto que parece ser comum nas histórias mais modernas sobre o zumbi, é o fato deles "morrerem" quando tem suas cabeças destruídas. Morrer não é bem o que acontece (pois eles já estão mortos!), mas eles tendem a cessar toda atividade após terem seus cérebros estourados de alguma forma.
Alguns zumbis apodrecem mais rápido que outros. Em alguns casos, os gases produzidos pelo processo de putrefação se acumulam no interior do corpo do zumbi, transformando-os em verdadeiras bombas. Existem casos onde os zumbis meio que "evoluem", e se tornam algo ainda mais sinistro.
Zumbis, definitivamente, fazem parte dos meus jogos!
Bom galera, por hoje falamos bastante desses morto vivos, e se nenhum deles me achar durante a semana, logo mais volto com mais curiosidades sobre os mortos vivos que podem assolar o mundo dos nossos PJs.
Assistam um pequeno trecho de um filme que eu considero fantástico, e que vai fazer vocês pensarem 10 vezes antes de meterem com os mortos:
Que as Trevas Ascendentes não encontrem vocês...