segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Shoggoths: O Caos possui muitas formas!!!

"Na Antártida, no meio das Montanhas da Loucura, na cidade perdida dos Grandes Antigos, tudo parece abandonado há muito tempo. Mas, no coração do vazio, algo espreita, apenas aguardando uma oportunidade para escapar de sua prisão congelada."



Criados por HP Lovecraft, Shoggoths eram (originalmente) criaturas sem a capacidade de pensar por sí próprias criadas como servos/escravos pelos Grandes Antigos (os seres com cabeça em forma de estrela de 5 pontas que entre outros lugares habitavam o que mais tarde se tornaram nossos polos), aparecendo originalmente no conto Nas Montanhas da Loucura (In The Mountains of Madness). Eles podiam assumir qualquer forma que seus mestres precisassem para realizar suas respectivas tarefas, criando membros como braços, pernas, bocas, tentáculos e talz. Com o tempo eles foram ficando mais inteligentes (possivelmente um resquício psíquico deixado acidentalmente por seus criadores) e se rebelaram contra aqueles que os haviam criado e escravizado. Eventualmente eles se organizaram e travaram uma guerra civil contra seus antigos mestres.

No conto, os pesquisadores descobrem uma imensa cidade ciclópica no meio de uma cadeia de montanhas imensamente altas, chamada de Montanhas da Loucura, e nesta, se deparam com várias inscrições contando a história secreta do mundo.

Em um trecho das inscrições, descobrem que uma Raça Antiga dominou a Terra durante um grande período, e para ajudá-los em seus trabalhos, criaram uma raça de criaturas amorfas, semelhantes a amebas gigantescas, que podiam assumir qualquer forma ou conjunto de formas que fosse necessário aos tarefas a serem desempenhadas.

Estas criaturas eram chamadas Shoggoths.


"O pesadelo, uma coluna plástica e terrível de fétida iridescência negra fluía compacta avante... Uma coleção de bolhas protoplásmicas, levemente luminescentes e com miríades de olhos temporários se compondo e decompondo como pústulas de luz esverdeada por toda a fronte que preenchia o túnel e que se lançava sobre nós, esmagando os frenéticos pinguins e rastejando sobre o chão cintilante o qual ele e seus iguais haviam livrado tão malignamente de toda a sujeira. Vinha ainda aquele esdrúxulo grito zombeteiro: “Tekeli-li! Tekeli-li!”
“At lhe Mountains of Madness”, H. P. Lovecraft.

Shoggoths estão entre os mais horríveis de todo os monstros criados por HP Lovecraft. O próprio Abdul Alhazred, o autor do terrível Necronomicon, tentou desesperadamente afirmar que não havia um sequer sobre a Terra, salvo em sonhos loucos. Shoggots são comumente encontrados como servos dos Deep Ones e de outras raças, e são normalmente anfíbios. Eles são servos grosseiros na melhor das situações, sempre se tornando mais e mais inteligentes, mais e mais revoltosos, mais e mais miméticos. Eles combateram seus antigos criadores, os Grandes Antigos, em uma rebelião, onde foram praticamente exterminados. Comunicam-se de qualquer maneira que seus mestres queiram, formando órgãos especiais com esse fim, porém, entre si, comunicavam-se emitindo sons semelhantes a assobios.

Trecho extraído do livro "Call of Cthulhu", da editora Chaosium

Sexta-feira passada, postei uma resenha do filme "O Enigma do Outro Mundo" (The Thing) aqui no AKLO, filme este cuja história de passava no Ártico, e tratava de uma criatura muito semelhante aos Shoggoths, porém, com algumas diferenças. No filme, a criatura precisava "assimilar" outras criaturas, para daí então, poder se transformar/mimetizar nelas. Já nos contos de HP Lovecraft, nunca foi mencionado nada nesse sentido, então podemos assumir que eles tenham esta capacidade de se transformar apenas observando o alvo a ser mimetizado, ou sendo mandados/obrigados por seus mestres, sem a necessidade de tocar o alvo de fato.

Também, a criatura do filme ficou congelada por um período de tempo muito extenso, e durante este tempo, ficou dormente e inativo, voltando a "vida" somente quando estimulado pelos pesquisadores. Já os Shoggoths, ou pelo menos o que aparece no conto, continuou ativo por milhares e milhares de anos, mesmo depois do aparente desaparecimento de seus criadores.



Tendo estas informações como base, podemos brincar com duas hipóteses: a primeira, utilizando somente os Shoggoths e sua descrição do conto de  HP Lovecraft, ou, assumindo que a criatura do filme seja um tipo de shoggoth, partir pra segunda: que as duas criaturas sejam Shoggoths diferentes, algo como uma mutação ou variação, devido a distância geográfica entre ambos.

Assumindo a segunda situação como a nossa "regra", precisamos delinear de que forma os Shoggoths poderão atuar dentro do nosso jogo. Vamos chamar então os nossos shoggoths por dois nomes: Assimilador e Tekeli-li. Ambos vão possuir as mesmas estatísticas básicas de jogo, porém, terão algumas habilidades diferentes. Os dois são suscetíveis ao fogo, sofrendo dano duplicado caso sejam atacados com armas ou feitiços que causem dano por fogo/sopro de dragão, e irão demorar o dobro do tempo normal para recuperam seus PVs. Ambos podem assumir qualquer forma que tenha acesso, seja assimilando ou observando. Agora, vamos as diferenças entre os dois:



O Assimilador


* O Assimilador é baseado no filme "The Thing", possui fraqueza para o Frio, porém, não sofre dano, apenas ficará inerte caso seu corpo chegue a uma temperatura abaixo de zero (0°). Nesse caso, o mesmo entra em hibernação após 3 rodadas nesta temperatura, e ficará hibernando durante o tempo em que durar a temperatura. Assim que a temperatura sair dos 0°, o Assimilador voltará a ativa, em 3 rodadas, ficando pronto para o combate, totalmente consciente do que está acontecendo a sua volta;

* O Assimilador precisa absorver aquilo que vai "copiar"; neste caso, seria de fato comer totalmente a criatura a ser replicada. Uma vez assimilada, todas as memórias, habilidades físicas e mentais, e todo o conhecimento que ela possuía, passam a serem do assimilador, que manterá a forma até ser atacado com fogo, ou tentar assimilar outra criatura;

* O processo de assimilação passa por 3 estágios:

1 Assimilação - O Shoggoth devora totalmente a criatura a ser assimilada, demorando cerca de 1 rodada pra cada 30 kg a serem absorvidos; ou seja, um homem de 90 kgs demora 3 rodadas pra ser assimilado.

2 Replicação - Após absorver totalmente uma criatura, o Shoggoth demora 1 rodada pra cada 30 kg a serem replicados; ou seja, o Shoggoth levará 3 rodadas pra replicar o mesmo homem de 90 kg.

3 Incubação - O Shoggoth ficará disfarçado durante um tempo, para recuperar as energias gastas no processo de replicação, durante algumas horas, e neste período, procura pela sua próxima "vitima". No momento do ataque a uma nova vitima, o Assimilador revela sua verdadeira natureza e forma, e neste momento, fica duas vezes mais vulnerável ao fogo, recebendo dano dobrado por fogo ou sopro de dragão.




O Tekeli-li


* O Tekeli-li, baseado no conto original de HP Lovecraft, não possui fraquezas específicas, porém, somente pode ser destruído se for queimado até virar cinzas, senão, regenera 2 pontos de vida por rodada, até o seu total inicial.

* Este Shoggoth normalmente ataca mirando a cabeça, devido ao aprendido durante a revolta contra seus criadores, os Elder Things, que só morriam ao terem suas cabeças arrancadas. E após arrancarem as cabeças, as levam embora.

* O Tekeli-li podem assumir a forma de qualquer ser vivo que encontrem, porém, não são capazes de assumir suas lembranças ou habilidades mentais e sociais; somente mimetizando a aparência e habilidades físicas do alvo. Eles não precisam assimilar uma criatura para mimetizá-la, eles apenas precisam observar o alvo durante 7 rodadas, podendo então assumir todas as características mencionadas anteriormente.

Algumas estatísticas para os nossos jogos.

Para Old Dragon/OSR/Space Dragon

Shoggoth

(Tamanho variável e Caótico Qualquer)
Encontros: 1d4 covil 2d6
Prêmios: nenhum 150 XP por DV
Movimento: 6 m
Moral: 8
FOR 15 DES 8 CON 18
INT 10 SAB 9 CAR 9
CA: 10
JP: 14
DV: 2 (18/24) para cada 1,5 metros de
tamanho
# Ataques:
• 1 mordida +2 por DV (1d8 por DV)
• 1 pancada +3 por DV (1d6 por DV)

Um Shoggoth, quando se molda e é atacado, tem 1 chance em 6 de voltar à forma natural imediatamente. Habilidades especiais: o shoggoth é imune a acertos críticos.

Constrição devoradora: um shoggoth que acerta três ataques seguidos em um mesmo alvo pode tentar envolvê-lo com seus tentáculos (1-2 em 1d6). Um personagem envolvido por um shoggoth é esmagado e mordido por incontáveis bocas.

Adaptado do Livro Old Dragon, da Editora RedBox

Para Call of Cthulhu/Chamado de Cthulhu


SHOGGOTHS,

carac. rol. média
FOR 18D6 63
CON 12D6 42
TAM 24D6 84
INT 2D6 7
POD 3D6 10-11
DES 1D6 3-4
Mov. 10 rolando PV 63

Bônus no Dano: +8D6
Armas: Esmagar 70%, dano igual ao bd Armadura: nenhuma, mas (1) frio e eletricidade infligem apenas metade do dano; (2) armas físicas, como armas de fogo, infligem apenas um ponto de dano, empalando ou não; (3) regenera 2 pontos de vida por rodada. Feitiços: normalmente nenhum.
Perda de Sanidade: 1D6/1D20 pontos de Sanidade ao ver um Shoggoth.

Adaptado do livro Call of Cthulhu, da Editora Chaosium



E como inseri-los nas nossas aventuras?

Como aqui falamos de jogos que podem ser situados em 2 épocas distintas, uma medieval fantástica e outra contemporânea, posso apontar algumas formas de trazê-los para os nossos jogos.

* Numa campanha medieval fantástica, as criaturas podem ser utilizadas em masmorras, em fortes abandonados, em locais aonde assumidamente ocorreram cultos malignos ou em homenagem a Deuses alienígenas; também podem ser usados como guardiões de alguma seita maligna ou caótica, ou mesmo como fruto de um ritual mal sucedido.

* Numa campanha contemporânea, eles podem ser encontrados em naves espaciais afundadas no gelo ou no mar, talvez em uma caverna que tenha ficado fechada até que um terremoto a tenha aberta novamente; ou mesmo numa expedição aos extremos do mundo, como Circulo Polar Ártico, Antártida, Deserto de Gobi, ou talvez na Sibéria.

* Numa passada na era vitoriana, poderiam ser achados numa expedição ao Egito, na Cidade Perdida de Irem, talvez escondidos na Namibia ou no Congo

Depois de tudo isso dito, acredito que seja o suficiente por hora pra começarmos os nossos jogos.

Obrigado por terem acompanhado até aqui, e bons jogos pra todos!

Devolvam os meus Shoggoths!