segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Mundo das Trevas - Resenha (Parte 3)

Mundo das Trevas Regras e Sistemas



Saudações meus jovens sanguessugas!

Hoje vamos falar um pouco sobre como ficaram as regras do Novo Mundo das Trevas. É importante frisar que apesar de ser amplamente baseado no Mundo das Trevas clássico, o nMdT é essencialmente diferente, e as regras refletem isso de maneira muito clara.

Os atributos básicos são praticamente idênticos, as Habilidades, Pericias e Talentos sofreram algumas mudanças, mas nada muito grandioso. Porém, é a partir deste ponto que surgem as novas regras e mecânicas do Mundo das Trevas. A começar pelos Benefícios, que são muito semelhantes a antiga mecânica de vantagens.




Elas são adquiridas durante a criação de personagens, da mesma forma que os outros atributos e habilidades, porém, várias delas dependem de habilidades base pra serem adquiridas. Por exemplo, para que um personagem possa ter a Vantagem Pistoleiro, ele obrigatoriamente precisa ter Destreza 3 e Armas de Fogo 3. Nada muito complexo, mas que exige uma consulta frequente ao livro básico.

Outro fator interessante é que o personagem pode adquirir Vantagens ao longo da evolução do personagem, mas se faz necessário muito roleplay durante o jogo, e uma boa justificativa para o uso constante dela. Mas basta o Narrador ter bom senso, que tudo pode acontecer.

o capítulo Sistemas Dramáticos nos traz as regras do jogo; as mecânicas usadas de fato para resolver os problemas, os desafios e situações de estresse que podem surgir durante uma sessão de jogo. Com várias sugestões interessantes, dicas e observações sobre as mais variadas situações, este capitulo cobre muita coisa interessante, e quase não deixa falhas/brechas para dúvidas.



Porém, como nem tudo é perfeito, existem alguns pontos que podem ser meio espinhosos pra quem ainda não conhece (ou não tem muita prática!) com as paradas de dados. Nem sempre fica muito claro que habilidade ou atributo usar em uma certa situação. Por exemplo um personagem tentando arrombar uma fechadura, teria de fazer um teste de Inteligência ou de Destreza? As vezes, isso fica meio dúbio, pois ao meu ver, ambos os atributos podem ser aplicados neste teste. Podem ser feitos dois teste, um com cada atributo, ou um teste utilizando o maior ou o menos deles.

Mas no geral, as regras são simples, enxutas e de fácil assimilação. Depois de umas duas ou três sessões de jogos, tanto o Narrador quanto os jogadores já vão estar bem práticos com as regras e suas aplicações, nas mais variadas situações

Outro fator que que conta muito são os dados utilizados durante o jogo. São utilizados apenas dados de 10 lados, os famosos d10. Apesar de atualmente serem fáceis de ser encontrados na internet em lojas virtuais, ainda é um pouco difícil de achá-los em lojas físicas; e eles também são um tanto caros, afinal, cada dado sai por cerca de R$ 3,50 (fora o frete!), e o jogo recomenda que você tenha pelo menos 10 dados para agilizar os testes!



É possível jogar com apenas uns 3 dados, porém, dependendo do teste, vão ser necessários lançar os dados várias vezes... E tornar a lançar mais vezes.

Bom amigos, por hoje, já vimos bastante das regras do jogo.

Semana que vem, teremos a ultima parte desta resenha/dissecação.

Que A Sombra do Mundo se lance sobre vocês...