sexta-feira, 26 de setembro de 2014

From Beyond (Do Além)

Boa noite, amigos noturnos, tudo beleza?

Vocês devem ter percebido ao longo desse ano que eu sou um grande admirador do obra de HP Lovecraft, e quase toda obra cinematográfica que foi adaptada, baseada, parafraseada, inspirada ou mesmo copiada da obra do Lovecraft, eu já assisti (ou quase!).

Hoje, nós vamos dar uma espiada no filme From Beyond (Do Além)



Esta obra-prima do Horror, é dirigida por Stuart Gordon (lembram dele?!), produzido em 1986, escrito por Dennis Paoli, Gordon e Brian Yuzna, estrelado por Jeffrey Combs, Barbara Crampton, Ken Foree e Ted Sorel; o filme foi lançado em 24 de Outubro de 1986. É, a década de 80 foi o paraíso dos filmes trash...


Adaptado da obra homônima de HP Lovecraft From Beyond (Do Além), a história do filme é centrada nos cientistas Dr. Edward Pretorius (interpretado pro Ted Sorel) o homem que criou o Ressonador, uma máquina que estimula a glândula pineal, permitindo que se enxergue além dos sentidos normais, e seu assistente, Dr. Crawford Tillinghast (interpretado pelo incrível Jeffrey Combs).

O filme começa com o Dr Tillinghast operando a máquina, fazendo-a funcionar, e chamando o Dr Pretorius, um cientista brilhante, porém, meio bizarro/sinistro, com uns gostos bem... peculiares, pra falar o mínimo; e juntos, os dois são expostos a irradiação do Ressonador, e então, algo muito sinistro acontece; do lado de fora, uma vizinha chama a policia, por ouvir tiros e barulhos estranhos, e um pouco depois, Tillinghast é encontrado pela policia andando enlouquecido e completamente desnorteado. A vizinha, ao voltar pra procurar seu cão, que havia entrado na mansão, descobre o Dr Pretorius teve sua cabeça arrancada (aparentemente é isso que acontece!).

Capa do VHS lançado na década de 80 aqui no Brasil...


Tillinghast é internado numa instituição após ser preso, e lá, começa a ser acompanhado pela Dra Katherine McMichaels (interpretada por Barbara Crampton), que após algumas sessões com ele, fica fascinada pelo Ressonador e pelo trabalho do Dr Pretorius, e oferece um acordo para Tillinghast: em troca da ajuda dele pra consertar o Ressonador, ele promete tirá-lo do instituto.

Tillinghast, aceita ajudá-la, e mesmo relutante, resolve voltar a mansão de Pretorius, e os dois são acompanhados pelo Detetive Leroy Bubba Brownlee (interpretado pelo canastrão Ken Foree), que estava investigando a morte misteriosa do Dr Pretorius, cujo corpo sem cabeça ainda era um mistério pros legistas.

Então, esse é o Ressonador? Me parece uma bola de golfe de Itu.


Os três juntos então, voltam para a mansão, que fica localizada na Rua Benevolência, nº666 (sugestivo,  não é mesmo?), e lá, começam a reparar o Ressonador. Uma vez pronto o reparo, a Dra McMichaels e Tillinghast ligam a máquina. Com alguns estalidos e chiados, a máquina entra em funcionamento.

A filme começa a ficar realmente interessante a partir deste momento"!

Com o Ressonador funcionando, o três ouvem uma voz, e quando se viram na direção dela, se deparam com o, até então, falecido Dr Pretorius, que explica aos mesmos que não havia morrido, e sim, se transformado em algo mais que um simples humano; que na verdade sua cabeça não havia sido "arrancada", como Tillinghast julgara a principio.

A partir deste momento, os três: Tillinghast, a Dra McMichaels e o detetive Bubba Lee, começam uma descida alucinante em direção aos mistérios do universo e aos novos sentidos que experimentam. Uma verdadeira loucura sensorial!

O que será aquilo?


Minha opinião


Uma das melhores adaptações da obra de Lovecraft, que mesmo sendo pouco fiel ao conto, captura com maestria a essência do Horror que Lovecraft criava em suas histórias, com seus personagens a beira de um ataque de nervos, ansiosos e singulares.

O filme tem alguns pontos baixos, como alguns erros de continuidade e uns efeitos visuais meio estranhos, porém totalmente aceitáveis, dado o baixo orçamento do filme e a tecnologia disponível a época, e apesar de ser considerado um filme trash, devido ao seu gênero, o filme passa muito longe disso.

E tem também vários pontos altos, como o ator Jeffrey Combs, que captura como nenhum outro as idiossincrasias dos personagens dos contos de Lovecraft; a atriz Barbara Crampton, uma bonita moça com atributos generosos e uma presença forte na história. Inclusive, em alguns momentos, ela rouba a cena de Combs, como no momento em que eles estão na "masmorra erótica" de Pretorius! Ela começa como a personagem mais racional e controlada da história, e termina como mais maluca e afetada pelos eventos sinistros mostrados no filme.

Quem é a chefe?


Curiosidades sobre o filme:


- O único personagem que foi mantido do conto original foi o Dr Dr. Crawford Tillinghast, que originalmente era o cientista que desenvolveu o Ressonador. Todos os outros foram criados somente para o filme;

- Em uma das cenas, é possível ver a perna de um dos câmeras.

- Em outra cena, é possível ver o ator Jeffrey Combs usando uma camiseta da Myskatonic University;


- Os atores Jeffrey Combs e Barbara Crampton trabalharam juntos no filme Re-Animator, do mesmo diretor, Stuart Gordon;

- O Ressonador estimula a glândula pineal, uma parte real do cérebro, que na maioria dos adultos se encontra calcificada; porém, em crianças e adolescentes, ela se encontra em plena atividade. A ciência moderna ainda não tem certeza de todas as suas funções enquanto ativa.


Agora, eu recomendo fortemente que vocês assistam este filme, apesar de não ser muito fácil de achar nas locadoras, é possível assisti-lo pela internet.

Vejam, um pokemon selvagem apareceu!


Inclusive, eu achei um site onde vocês podem assisti-lo, em inglês sem legendas nem censuras, na versão do diretor sem cortes.

https://archive.org/details/FromBeyond_537

Aliás, espero não estar infringindo nenhuma lei de copyright colocando esse link aqui.

Espero que tenham curtido esta jóia rara!

Até a semana que vem meus jovens amigos...

Hey, este filme é bom pra assistir bem acompanhado...