quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Livro Impresso vs PDF: Qual o melhor?!



Vivemos em uma época onde os dispositivos digitais estão cada vez mais comuns e baratos, cada vez mais acessíveis e integrados ao nosso dia.

Por outro lado, vivemos também em uma época onde o "espaço físico" dentro das nossas residências é cada vez menor, tudo é mais concentrado e "ajustado" ao espaço disponível.

Então, eu tinha alguns problemas com a minha coleção de livros, que apesar de não ser muito volumosa (cerca de uns 250 livros no seu auge!), ocupava um espaço considerável na minha casa.

Problema esse que se agravou quando eu me casei, e precisei "dividir" o espaço com as coisas da minha esposa. 

O espaço que tínhamos se mostrou pouco...




Então, eu resolvi que era hora de me livrar de alguns livros!


Alguns eu vendi pro sebo, outros doei pra biblioteca da cidade onde moro, alguns eu simplesmente passei para alguns amigos, e ainda sim, fiquei com algo na faixa de uns 100 livros.

Livros estes que eu não queria jogar fora, por vários motivos.


Então, agora no ano de 2014, eu descobri os leitores digitais e os livros e-books (link wikipedia). Com um leitor digital, eu poderia carregar vários livros para qualquer ligar que eu fosse. Porém, a quase totalidade de livros de RPG digitais são em formato PDF, formato este que os leitores digitais têm muita dificuldade em trabalhar, além de os arquivos serem pesados e grandes.

Então, um amigo meu contou que tinha vários livros em PDF de vários RPGs que jogava quando era moleque, e me falou que lia os mesmos no notebook. E eu li em algum lugar que no futuro, os tablets vão substituir os notebooks.

Tirando as previsões do futuro, eu tomei coragem (ou vergonha na cara...) e fui calcular quanto eu havia gasto em livros impressos de RPG, e quanto os mesmos teriam custado se fosse arquivos PDF. E descobri que os PDFs oficiais custam cerca de 1 terço dos livros impressos.

Existem poucas lojas que vendem livros de RPG em PDF, sendo a maior delas a DriveThruRPG (link), do grupo One Book Shelf. O acervo digital dos caras é gigantesco, tem de tudo; mas o problema, além da esmagadora maioria dos livros serem em inglês, é que os pagamentos só podem ser feitos com cartão internacional.

Fui atrás de editoras e livrarias nacionais que vendessem PDFs, e achei algumas, sendo a minha primeira opção a Redbox (link), editora brasileira que publica o Old Dragon, um retro-clone/golem de várias edições anteriores do D&D. 

Comprei o livro básico digital do Old Dragon, e fiquei bem contente com um PDF feito de forma legal e bacana, bem trabalhado e sem erros.
Na mesma semana, comprei alguns PDFs na DriveThruRPG (link), entre eles o Lamentations of the Flame Princess e o DCC, e fiquei simplesmente encantado com a qualidade dos mesmos, e principalmente, com os preços! Volto a falar, a maioria não custa nem um terço da versão impressa, com o mesmo conteúdo, mesmas imagens, tudo!

Porém, descobri que ler livros de RPG em PDF na tela do PC/Notebook é bacana quando se está lendo por diversão ou para aprender; mas na hora do jogo, ficar com um notebook na mesa, pra consultar regras e tabelas nos livros, não é muito prático; o que meio que me levou a imprimir os livros e encaderná-los. Essa parte de imprimir o PDF e encadernar, vai virar outra postagem, em outro dia.

Então, resolvi testar os PDFs em um tablet. Eu tinha um baratinho, copiei alguns livros pro brinquedo e fui experimentar. 

Simplesmente fantástico!!!


Eu descobri um mundo novo de livros e leituras através dos tablets e dos PDFs, e fiquei ainda mais surpreso ao perceber que além de ler, era possível acrescentar notas, observações, destacar passagens e mais um monte de brincadeiras no PDF, coisa que eu jamais faria com um livro impresso que me custou R$ 200,00!



Acabei comprando um tablet bacana, e a experiência com PDF e E-pubs se tornou rotina. Muitos dos livros que eu tinha em casa, eu fui adquirindo a versão PDF e E-pub com o tempo, e mesmo alguns mais antigos, de tiragem esgotada, eu consegui em formato digital, na forma de PDFs "escaneados". fora que o tablet me permite fazer outras coisa, como gravar minha playlist para os jogos, ter a "aventura/estória" em um arquivo, os props/imagens em uma pasta, acessar o Google se precisar consultar algum fato ou mapa; estas vantagens e outras mais também ficarão para outra postagem, certo?

Que fique claro que eu não incentivo a pirataria de nada, nada mesmo! Mas que fique claro também que a grande maioria dos PDFs escaneados são de livros que eu tenho a versão impressa em casa, e os que não tenho, são aqueles que você não acha versão digital oficial para comprar.

Isso se chama "cópia de segurança"!

Agora, tendo tantos livros impressos quantos livros digitais, eu me pergunto, e pergunto para vocês também:

Livro Impresso vs PDF: Qual é melhor?!



Chamado de Cthulhu: Físico ou Digital?! Acho que os Grandes Antigos não ligam muito...


Livro Impresso

Prós

* É o formato tradicional de se consumir livros;
* A produção/impressão do livro, as vezes luxuosa, com papéis agradáveis ao toque;
* Fica bonito na estante!;
* É um belo presente para alguma data festiva, como um aniversário ou natal;
* Se forem bem cuidados, duram anos e anos, podendo até virar uma herança/tesouro de família

Contras

* Costumam ser grandes, pesados e desajeitados;
* Ocupam um espaço significativo na mochila;
* Se molhar, cair café, refrigerante, cerveja, já era!;
* Se as traças ou os cupins gostarem, fica cheio de buracos;
* São relativamente caros (principalmente se forem em US$)


Livro PDF

Prós

* É um formato "relativamente novo" de se consumir livros;
* A qualidade/nitidez do livro, é muito boa;
* Não ocupa espaço na estante;
* É prático, não ocupa espaço na mochila;
* Podem ser feita cópias de segurança na nuvem, HDs externos, pen drives e etc;
* São mais baratos que os livros impressos!

Contras

* Acabou a bateria, já era! (o carregador resolve, se houver uma tomada de fácil acesso);
* Se o arquivo for pesado, pode demorar um pouco para carregar;
* Se molhar, cair café, refrigerante, cerveja, já era!
* Se acontecer uma explosão atômica, o PEM vai estragar seus livros!

Conclusão


Na minha experiência, percebi que os PDFs são mais práticos e cômodos de se ter a mão, principalmente se houver alguma anotação ou regra que precisará ser consultada ou explicada várias vezes durante o jogo.

Não há dúvidas que os livros impressos são muito bonitos pra se ter na estante, ou pra ficar simplesmente admirando; porém, não vejo vantagem alguma em tirar o livro da minha estante pra levar pra mesa de jogo, onde o mesmo fatalmente será acidentado.

Então, eu sou fâ sim dos PDFs e E-pubs, pois aliados aos tablets, podem produzir experiências de jogos fantásticas.



E vocês? Qual acham melhor??

Falem aí nos comentários, vamos começar uma discussão saudável sobre este desdobramento nos RPGs de mesa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário